trabalho
As primeiras escolas de Serviço Social surgem no Brasil na década de 30, quando se desencadeia no país o processo de industrialização e urbanização. Sob influência católica européia, a profissão se referencia na doutrina social da Igreja.
O Serviço social surgiu no Brasil na década de 20 e 30 com a emergência einstitucionalização com especialização do trabalho, sob a influencia católica européia, com ênfase nas idéias de Mery Richmond e nos fundamentos do serviço social de caso, a técnica esta a serviço da doutrina social da igreja.
Turmalina Verde: Pedra Brasileira singela por excelência, ninguém procura falsificá-la. Simboliza a esperança e a sinceridade.
Estrela dos Reis Magos: Lembra num mesmo facho, a suprema caridade do redentar e o elevado ideal dos Reis Magos que, segundo e na renúncia dos próprios bens e comodidade encontrou a LUZ.
Simboliza o espírito de fraternidade universal e de sacrifício pelo bem dos homens.
Balança com a Tocha: Exprime o caráter da justiça social; mais moral que jurídica, à punição do que erro, preferindo a redenção. Simboliza que pelo amor e pela verdade tudo pode ser removido. A tocha representa a elevação, a altivez, o calor humano e a aprovação para o crescimento;
b) A balança significa equilíbrio, ponderação, respeito e sublimidade;
c) A estrela de Davi, significa luz, guia, orientação e caminho.
O círculo em torno dos símbolos representa a perfeição, o infinito, o transcendental, a perfeição ou a busca dela, que o profissional assistente social deve tender no exercício de suas atividades. A cor-símbolo da profissão é o roxo-violeta da ametista, pedra do anel episcopal da igreja católica, que através da Juventude Universitária Católica