Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (Paefi)
Pós graduação 2013
Gestão de Políticas Públicas e Mecanismos de Participação
Terceiro Setor, Voluntariado e responsabilidade Social Empresarial
O Serviço Social como Gestor de Projetos Sociais e o trabalho em Equipe
DESAFIO PROFISSIONAL
Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (Paefi)
SÔNIA APARECIDA DOS SANTOS
CAMPÍNAS – 2013
INTRODUÇÃO
A família está inserida na sociedade e é influenciada pelo aspecto social onde está sendo absorvida. A família tem função protetiva. Se ela não consegue há os meios protetivos do governo (serviços socioassistenciais).
Através desse artigo é possível observar a dinâmica do Serviço Social nas Políticas Públicas no município de Campinas-SP, através dos Conselhos Comunitários Muncipais, juntamente com a Rede Social através de relações de vários tipos de organizações como Ongs, Instituições, Centros de Saúde, Vara da Infância e Juventude, Secretarias, etc.
No Conselho Municipal de Campinas, observa-se a dinâmica e conexão na instituição dos três conteúdos das matérias estudadas: Gestão de Políticas Públicas e Mecanismos de Participação, Terceiro Setor, Voluntariado e Responsabilidade Social Empresarial, O Serviço Social como Gestor de Projetos Sociais e o Trabalho em Equipe.
SERVIÇO DE PROTEÇÃO E ATENDIMENTO ESPECIALIZADO A FAMÍLIAS E INDIVÍDUOS – PAEFI
É o Serviço de apoio, orientação e acompanhamento a famílias com um ou mais de seus membros em situação de ameaças. O atendimento fundamenta-se no respeito à heterogeneidade, potencialidades, valores, crenças e identidades das famílias nos demais serviços socioassistenciais, nas diversas políticas públicas .
As situações chegam ao PAEFI via Conselho Tutelar (a partir de acolhimento agendado), Juizado da Infância e Juventude e Ministério Público (a partir de ofício). A entrada no CREAS