Servidão moderna
“Da servidão Moderna”
Cristiane P. C. da Costa / Dener F. da Cruz / Jaqueline Baptista / Larissa dos
Santos / Queren E. da Paixão
GPI 5SEM
> Produção era através estritamente artesanal.
de
um
sistema
> A partir da época da revolução industrial, o homem mudou completamente sua forma de produção devido a situação econômica favorável da época, que gerou estímulos ao consumo bem acima do conhecido até então.
Esse aumento de consumo em conjunto com o crescimento populacional gerou um aumento na produção de lixo e poluição no planeta Terra. Tal efeito torna-se ainda mais agravante, quando estudos recentes constatam que a produção de lixo no planeta cresce muito mais que a população mundial.
Segundo a Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos
Especiais (Abrelpe), o Brasil teve, de 2012 para 2013, o maior crescimento na geração de resíduos por dia da última década.
2012
2013
201.058 toneladas diárias 209.208 toneladas diárias Ao mesmo tempo, essa escalada do descarte, fruto do aumento da renda e do consumo, não foi acompanhada de avanços significativos em gestão ambiental de qualidade, destaca o documento. Quase metade do que os brasileiros jogam fora (41,7%) ainda vai para lixões, sem controle adequado e com altos índices de poluição.
Fonte: http://oglobo.globo.com/sociedade/sustentabilidade/brasil-tem-maior-aumento-na-producao-de-lixo-em-10-anos-13478594
Consumo exagerado x Tempo de vida útil do produto
As pessoas trabalham não somente para sua sobrevivência mas principalmente para usufruir dos bens ofertados, sejam eles necessários ou não.
“No sistema econômico dominante, já não é a demanda que condiciona a oferta, mas sim a oferta que determina a demanda. É assim como surge, de maneira periódica, novas necessidades consideradas vitais pela imensa maioria da população”.
Vídeo: Da servidão moderna
Nessa perspectiva, para suprir as preferências de consumo, o ser humano acaba por interferir com agressividade