Servidão moderna
Maria Emília Bottini[i]
RESUMO: Neste artigo, é apresentada uma revisão da bibliografia acerca das diferentes concepções do conceito de “trabalho” em alguns momentos históricos e suas metamorfoses. É dada ênfase à concepção vigente no sistema capitalista, atualmente caracterizado como trabalho alienado. São descritos, também, as implicações da precarização do trabalho no mundo globalizado e no comprometimento da saúde física e mental dos trabalhadores.
Palavras-chave: Trabalho. Metamorfoses. Saúde mental.
ABSTRACT: This article presents a review of the literature about the different conceptions of the concept of "work" in some historical moments and their metamorphoses. The emphasis is on design currently in place in the capitalist system, characterized as alienated labor. We describe also the implications of precarious employment in the globalized world and the impairment of physical and mental health workers.
Keywords: Work, Metamorphoses. Mental health.
Concepções históricas do trabalho e suas metamorfoses
O trabalho ocupa grande parte de nossas mentes e corpos, os homens passam grande período da vida dedicando-se às atividades laborativas, muitas vezes exercendo ofícios pagos pela venda de nossa força de trabalho através de um salário que é transformado em dinheiro, tornando-se consumidores de necessidades básicas e de muitos bens supérfluos. Gorz (2007) argumenta que as necessidades humanas são supridas através de consumo compensatório, para tal, deve o trabalhador integrar-se ao mercado na condição de consumidor. Este processo ocorre quando há o convencimento das pessoas de que a prioridade de suas vidas é buscar a satisfação de “necessidades compensatórias” que, fazem desaparecer neles a percepção das condições em que são exercidas as atividades remuneradas. O trabalho possui um conceito ambíguo e complexo e as definições a seu respeito foram se modificando no decorrer dos séculos. Dentre as