Servidor DHCP
DHCP - Dynamic Host Configuration Protocol (Protocolo de Configuração Dinâmica de Endereços de Rede)
É um protocolo de serviço TCP/IP utilizado em redes de computadores que permite às máquinas obterem um endereço IP automaticamente, assim como máscara de sub-rede, default gateway, número IP de um ou mais servidores do DNS. Sendo o sucessor do BOOTP que, embora seja mais simples, tornou-se muito limitado para as exigências atuais. O DHCP surgiu como padrão em outubro de 1993.
Importância
O protocolo DHCP é um servidor capaz de distribuir automaticamente endereços de IP diferentes a todos os computadores à medida que eles fazem a solicitação de conexão com a rede. Essa distribuição dos IPs é feita em um intervalo pré-definido configurado no servidor. Sempre que uma das máquinas for desconectada o IP ficará livre para o uso em outra.
O servidor DHCP, combinado com protocolos diferente, é responsável para enviar um endereço de IP para cada conexão de Internet. Ele trabalha com o modelo cliente-servidor.
Um cliente ao conectar-se a uma rede irá enviar um pacote UDP com um pedido de configurações DHCP. O servidor que capturar este pacote irá responder com um pacote de configurações onde constará um endereço IP, uma máscara de rede e outros opcionais, como o gateway, servidores de DNS. Quando este servidor recebe um pedido, ele entrega um destes endereços e configurações para o cliente.
Benefícios:
Automação do processo de configuração do protocolo TCP/IP nos dispositivos da rede.
Facilidade de alteração de parâmetros tais como Default Gateway, Servidor DNS e assim por diante, em todos os dispositivos da rede, através de uma simples alteração no servidor DHCP.
Eliminação de erros de configuração, tais como digitação incorreta de uma máscara de sub-rede ou utilização do mesmo número IP em dois dispositivos diferentes, gerando um conflito de endereço IP.
Como funciona o DHCP:
O DHCP utiliza um modelo cliente/servidor. O administrador da rede instala e