Servidor dhcp
Para existir comunicação entre duas ou mais máquinas é necessário um protocolo, que nada mais é do que uma seqüência de regras a ser seguida para que esta comunicação possa ocorrer.
Emissor – Aquele que emiti uma mensagem
Receptor – Aquele que irá receber esta mensagem
Meio – De que forma esta mensagem será propagada até o receptor
Linguagem – Conhecimento do significado do código, ambos devem falar a mesma “línguagem”, aqui podemos comparar com o idioma que para que duas possam se comunicar, ambas devem falar o mesmo idioma.
O padrão aberto TCP/IP (Transmission Control Protocol/Internet Protocol), surgiu com os militares nos Estados Unidos. O modelo de referência TCP/IP e a pilha de protocolos TCP/IP tornou a comunicação de dados entre computadores possível.
No começo cada fabricante fazia seu próprio protocolo de comunicação se eu comprasse de um fornecedor A e depois de um fornecedor B eles não conseguiriam se comunicar por cada um ter uma forma diferente de comunicação. Foi então que os países através da ISO (International Organization for Standardization ) decidiram que deveria ser feita uma normatização, ou seja, uma forma única e padronizada para que todos pudessem se comunicar seguindo um mesmo padrão de protocolo chamado modelo de referencia OSI que foi lançado em 1984, apartir de então todos passaram a se referenciar no modelo OSI.
Sempre lembrando que o protocolo de rede não depende do sistema operacional por isso que conseguimos através deste protocolo a comunicação entre diversos sistemas operacionais.
Em uma rede TCP/IP, todos os computadores tem que possuir um endereço IP distinto. O DHCP - Dynamic Host Configuration Protocol é utilizado para tornar a coisa simples ele permite que às máquinas obtenham um endereço IP automaticamente.
Ele começou a se expandir aproximadamente em