Introdução ao estudo da dinâmica
Força
Você já teve a sensação de estar em repouso, mesmo com o carro em movimento?
Quando você está dentro de um veículo que esteja com velocidade vetorial constante e isolado do mundo exterior, você não consegue detectar que está em movimento (movimento retilíneo uniforme).
Por que você tem esta sensação?
Porque o veículo apresenta aceleração nula, ou seja, a resultante das forças (Fr) que atuam sobre o veículo é nula (fig. 6.1).Você terá a sensação de movimento se conseguir visualizar algum objeto fora do veículo.
[pic]
Figura 6.1 - Movimento retilíneo uniforme: a resultante das forças (Fr) é nula.
[pic]
Exemplo 6.2: Quando o veículo é acelerado (movimento retilíneo uniformemente variado), você tem a sensação de movimento mesmo estando isolado do mundo exterior. Você tem esta sensação porque o veículo apresenta aceleração, ou seja, a resultante das forças que atua sobre o veículo não é nula (fig. 6.2). No movimento uniformemente variado, a força altera o módulo do vetor velocidade.
[pic]
Figura 6.2 - Movimento uniformemente variado: resultante das forças (Fr) diferente de zero, alterando o módulo do vetor velocidade.
[pic]
Exemplo 6.3: Quando o veículo faz uma curva, mesmo que não haja alteração do módulo do vetor velocidade, você tem a sensação de movimento porque há variação da direção do vetor velocidade (movimento circular uniforme).
[pic]
Figura 6.3 - Movimento circular uniforme: força centrípeta alterando a direção do vetor velocidade.
A força ou resultante de forças que atua sobre o veículo, alterando a direção do vetor velocidade, é do tipo centrípeta (na direção do raio) imprimindo ao veículo a aceleração centrípeta (fig. 6.3).
Concluímos dos exemplos 6.1, 6.2 e 6.3 que a "força é o agente responsável pela variação das características do vetor velocidade".
Há vários tipos de força tais como: força de tração, força de compressão, força de atrito, força peso e outras. A força