Servidor de arquivos
1.1 - Introdução
O armazenamento e compartilhamentos de dados entre usuários é um recurso muito utilizado em redes corporativas para facilitar a troca de informações entre usuárias e facilitar o trabalho de todos, mas para administradores de rede isto é um terror, pois quanto mais espaço o usuário tem mais espaço ele utiliza, pois bem se faz necessário à utilização de ferramentas para controlar este espaço é ai que entram os Servidores de Arquivos.
A função principal de um servidor de arquivos é permitir o armazenamento e compartilhamento de dados de uma forma controlada e centralizada, onde são possíveis diversas configurações de segurança que permitam apenas determinados usuários acesso a determinadas pastas, é muito importante temos controle da nossa rede, quais arquivos estão sendo gravados no compartilhamento, que tipo de arquivos e também limitando a quantidade de espaço gravação, sendo assim conseguimos filtrar e deixar um compartilhamento somente para seu devido uso. As funções de servidor de arquivos podem ser desempenhadas tanto por servidores Windows como por servidores Linux, abaixo falaremos um pouco de cada um deles.
1.2 - Servidores de Arquivos Linux - SAMBA
Utilizando o Linux como servidor de arquivos;
O Linux por padrão possui apenas pacotes básicos instalados e para que se torne um servidor devem-se instalar pacotes específicos para que o mesmo desempenhe a função designada, no caso de servidor de arquivos utilizam-se basicamente pacotes do Samba. Para uma administração mais avançada também se utiliza o pacote “quotas”, para atribuir cotas por usuários e grupos.
O Samba é um "software servidor" para Linux que permite o gerenciamento e compartilhamento de recursos em redes formadas por computadores com o Windows. Assim, é possível usar o Linux como servidor de arquivos, servidor de impressão, entre outros, como se a rede utilizasse servidores Windows.
Para obter redundância entre servidores de arquivos é