SERVIDAO MODERNA
O documentário apresentou a forma como a raça humana é manipulada pelo capitalismo que a faz acreditar que o dinheiro, a glória, e a aventura representam a felicidade.
A aceitação, a renúncia e a resignação, são os pontos chave para que essa manipulação se concretize.
Utiliza-se métodos de convencimento, apresentando a construção de um mundo de alienação num sistema que rouba a vida social, cria muros, barreiras e fronteiras e, o que chamam de massa servil constrói suas jaulas, prisões e cavernas, sem perceber que pagam por elas.
Cria-se a idéia da acumulação com a perspectiva da plena felicidade. O ter e não o ser, é mais valorizado.
Busca-se nas necessidades vitais como o rádio, a TV, o computador e o celular, cujo uso passou a ser de extrema importância, uma vez que eles levam o mundo inteiro a comunicar-se, a modificação do relacionamento humano.
A ilusão da falsa abundância de alimentos, cuja limitação do tempo faz com que se adoeça pela pobreza dos componentes necessários para o corpo, como os famosos “Fast Food’s”, empurrados garganta abaixo, tudo devido ao estresse do cotidiano, em que se busca a riqueza, o ganho de valores mercantis.
O mesmo que colabora com o progresso, destrói a natureza e, por conseqüência o homem. O crescimento desregrado, agregado á subserviência torna o ser humano, vulnerável à desapropriação do mundo e de sua vida.
Cabe ressaltar que esse contexto de “influências marginais”, avassaladoras, existe desde o nascimento de cada um de nós, por culpa dos pais, cujo medo faz o homem escravo. Os princípios e valores, respaldam-se no medo da perda material, da punição, do pecado.
Acreditar na generosidade do poder, como citado no documentário, corrobora com a alienação, tendo em vista a força numérica que domina o conceito de humanismo moderno.
Causa espanto saber que o homem poderia colaborar e causar mudanças nesse quadro em que a “onipresença da ideologia mercante”, que incentiva a produção, a venda, a