Amperímetro
O amperímetro é um instrumento utilizado para fazer a medida da intensidade no fluxo da corrente elétrica que passa através da sessão transversal de um condutor. A unidade usada é o Ampère.
Como a corrente elétrica passa através dos condutores e dispositivos ligados a eles, para aferir a corrente que passa por alguma região de algum circuito, deve-se colocar o amperímetro em série com esta, sendo necessário abrir o circuito no local da medida. Por isso, para as medições serem precisas, é esperado que o amperímetro tenha uma resistência muito pequena comparada às do circuito.
Amperímetros podem medir correntes contínuas ou alternadas. Dependendo da qualidade do aparelho, pode possuir várias escalas que permitem seu ajuste para medidas com a máxima precisão possível.
Na medição de corrente contínua, deve-se ligar o instrumento com o pólo positivo no ponto de entrada da corrente convencional, para que a deflexão do ponteiro seja para a direita.
Representação:
Amperímetro Ideal → Resistência interna nula Se a intenção é medir a corrente que passa por um ramo de um circuito, devemos fazer com que essa mesma corrente atravesse o aparelho. Assim,o amperímetro deve ser associado em série com o ramo a ser medido, pois dispositivos associados em série são percorridos pela mesma corrente elétrica.
A figura abaixo mostra um amperímetro associado em série com um dos ramos do circuito. Ele medirá a intensidade da corrente I1. Se desejarmos medir a corrente I2,devemos associar o amperímetro em série com o resistor R2. Amperímetro analógico (clássico) DC
Embora pouco usado nos nossos dias, o amperímetro analógico é constituído por um galvanômetro ao qual é associado um ponteiro cujo objetivo é apontar um valor de corrente numa escala impressa numa superfície plana.
O funcionamento de um galvanômetro é comparável ao