servicosocial
Na década de 30 o Distrito Federal (Rio de Janeiro),em consequência do êxodo rural resultou em uma população numerosa, causado pela desestruturação da agricultura e pela expansão das industrias demandou a mão de obra excedente,pois a economia brasileira passava pela transição de agroexportadora para industrial que demandavam mão de obra e investimentos em obras de infra estrutura,época em que se dava a Revolução Industrial.
Charles Chaplin retrata em seu filme Tempos Modernos em 1936, questões já existentes e de modo cômico expõe as questões sociais geradas pela industrialização que também fizeram e fazem parte da historia tanto do nascimento do Serviço Social quanto da historia do Brasil, pois enfatiza o capitalista e a modernidade que através da industrialização explora o proletário que é engolido pela maquina, a mecanização do trabalho sem levar em conta o elemento humano causando distúrbios físicos e emocionais.
Tempos Modernos mostra em seu filme a fila de desempregados na porta da fabrica, e o seu contentamento de Carlitos por conseguir o emprego, mas logo após vem a greve e mais uma vez o desemprego, assim como também ocorria no Brasil.
Nessa época Getulio Vargas governava o país e criou a carteira profissional sendo chamado de Pai dos Pobres, então o Estado que necessitava controlar e disciplinar a classe operaria, faz surgir o Serviço Social e o Assistente social, tendo sua origem no movimento social que a Igreja Católica promove tentando recristianizar a sociedade. Através de um pacto político entre a burguesia, o estado e a igreja que se unem para coibir as reivindicações trabalhistas surgem os assistentes sociais como agentes executores da pratica do assistente social que assalariados passam a operaracionar, formular e executar as políticas sociais. O Serviço Social é legalmente inserido em órgãos públicos, no final da década legalizado a emergência da profissão está relacionada a articulação dos poderes dominantes na