Projeto do trabalho
26 DE OUTUBRO DE 2013
ABRAÃO, J. ; SZNELWAR, L. I. ; SILVANO, A.; SAMET, M. ; PINHO, D. Introdução à Ergonomia: da Prática à Teoria. São Paulo: Edgard Blucher, 2009.
Resenha
O livro tem a ideia centrada no desenvolvimento e aprendizagem de conceitos e métodos sobre o tema Ergonomia, fazendo uso de reflexões sobre o tema "Trabalho". O livro traz de maneira introdutória, pensamentos que devem ser aplicados de forma a mudar a maneira como se é projetado o trabalho; essas práticas levariam a um equilíbrio em que seriam cumpridas as metas de produção estabelecidas e respeitadas as condições necessárias de saúde (garantindo alguns requisitos básicos) e desenvolvimento profissional do trabalhador em sua organização. O capítulo foi estruturado em tópicos, seguindo uma ordem explicativa dos aspectos relativos à fisiologia do ser humano no trabalho e foi contextualizado problemas. A divisão em tópicos segue a seguinte ordem:
Capítulo 3: O Homem no Trabalho
3.1. Introdução
3.2. Os ritmos
3.3. Ritmos humanos e de trabalho
3.4. Antropometria e biomecânica
3.5. A força e o movimento
3.6. As posturas na atividade de trabalho
3.7. O trabalho muscular
3.8. Transporte de cargas e força
Ritmos A ABRAÃO et al (2009) induz a discussão de aspectos relativos a fisiologia, dentre eles: ritmo de trabalho, postura adotada, antropometria e biomecânica, força e movimento, trabalho estático e dinâmico e metabolismo. Quanto aos ritmos, é destacada a relação com o tempo, concluindo que há momentos em que somos mais ativos e momentos conseguintes em que sofremos uma redução do ritmo. Por exemplo: após ficarmos acordados durante horas o rendimento começa a cair e precisamos dormir. Há consequência se forçar um ritmo durante muito tempo, como a dor de cabeça após um longo tempo forçando a visão. Aprofundando ainda mais o tema, é citado o ritmo biológico dos humanos , afirmando que o homem oscila ajustando-se aos ciclos