TCC - TI Verde
VER NO MANUAL DO TCC
TI-VERDE – Aplicações e Vantagens
Jorge de Oliveira Galdino1
Mateus José dos Santos2
Rogerio de Paula Silva3
Samuel Pereira de Souza4
RESUMO (UM TEXTO COM 150 PALAVRAS + OU -)
O RESUMO contém as informações principais e permite dispensar a leitura do original: assunto introdução, objetivos, metodologia, resultados, conclusões. Não deve conter comentários pessoais, críticas ou julgamentos de valor.
Resumo
Escolhemos esse o assunto TI-VERDE, ou como o governo Paulista resolveu denominar “elixo” www.elixo.org.br, pois entendemos que estamos vivendo um momento de mudança. Onde a tecnologia está se renovando a cada dia, e a necessidade das pessoas, unida ao desejo descontrolado de consumo, está cada dia mais gerando um resíduo que não sabemos o que fazer com ele.
Conforme o website, http://www.brasil.gov.br/sobre/meio-ambiente/gestao-do-lixo/descarte, que fala sobre “Gestão do lixo”, 70% dos resíduos gerados pela população, vai parar diretamente em lixões ou aterros sanitários sem nenhum tipo de tratamento.
Quando começamos a falar em sucata tecnológica, começamos a pensar em baterias, cabos, fibras, esse resíduo computacional são denominados como “Resíduo eletrônico” ou “Lixo eletrônico”, é conhecido como REEE (Resíduo de Equipamento Eletro Eletrônico) e a classificação por categorias desses produtos podem ser encontrados no site da comunidade europeia.
Dados http://pt.wikipedia.org/wiki/Res%C3%ADduo_eletr%C3%B4nico#Brasil, por conter problemas de contaminação, são necessárias regulamentações e procedimentos que garantam a segurança tanto dos trabalhadores envolvidos na reciclagem como das pessoas e do meio-ambiente. Isso se denomina gerenciamento ou gestão dos REEE.
Ainda de acordo com as informações do Wikipédia, a reciclagem dos REEE, são divididos em “Coleta, desmontagem, pré-processamento e processamento”. Os REEE precisam passar por um processo de manufatura reversa, onde os são REEE,