servico social
Curso: Serviço Social
Disciplina: Sociologia
Direitos Humanos:
Profª Mª Claudia Regina Benedita
Campo Grande
Novembro /2012
Introdução
O presente trabalho abordará como se deu o processo de surgimento dos Direitos Humanos, documento que visa os direitos tidos como inalienáveis dos seres humanos – direitos civis, políticos, econômicos, sociais e culturais – direitos que todos possuem desde o nascimento pelo simples fato de serem seres humanos, independentemente de raça, cor, sexo ou religião.
As diferenças da revolução francesa e americana também serão analisadas, uma vez que estes foram movimentos políticos muito próximos que lutavam pela meritocracia, ou seja por um regime republicano de liberdade que privilegiava a ascensão social e o talento de cada um.
A internacionalização dos direitos humanos, fez com que o regime internacional dos direitos humanos estabelecesse normas que possibilitassem que fossem avaliadas e julgadas as atuações dos estados.
Por fim, faremos análise de figuras que retratam os direitos humanos no Brasil e da atual situação do país com relação aos Direitos Humanos.
MARCO DOS DIREITOS HUMANOS AO ESTAGIO SOCIAIS
A Declaração Universal dos Direitos Humanos é um documento marco na história dos direitos humanos. Elaborada por representantes de diferentes origens jurídicas e culturais de todas as regiões do mundo, a Declaração foi proclamada pela Assembléia Geral das Nações Unidas em Paris, em 10 de Dezembro de 1948,
O desenvolvimento dos direitos humanos foi um processo histórico e gradativo. Dessa forma, a consagração dos direitos humanos é fruto de mudanças ocorridas ao longo do tempo em relação à estrutura da sociedade, bem como de diversas lutas e revoluções.
Declaração de direitos da Virgínia, de 1776, proclamou o direito à vida, à liberdade e à propriedade. Outros direitos humanos foram expressos na declaração,