servico social
Curso: Serviço Social
Disciplina: Psicologia Social e Serviço Social
Alba Izabel Flores Nunes – RA 383216
Carlos Alberto Lacerda Luna – RA 382096
Elizabeth Cotrim – RA 387411
Janete Aurora de Melo - RA: 367839
Luciane Borges Nunes – RA 381625
Análise do Filme Tropa de Elite
Profª Helenrose A. da S. Pedroso Coelho
Campo Grande
Setembro∕2013
Introdução
As questões sociais apresentadas no filme Tropa de Elite são as mesmas vivenciadas em várias cidades do país.
O filme aborda vários conflitos entre eles o conflito familiar e conflito racial
A violência, a corrupção, o tráfico de drogas estão presentes na vida dos brasileiros, todos os dias e em todas as cidades convive-se direta ou indiretamente com essas situações que puderam ser vista no filme Tropa de Elite lançado em 2007 que retrata o dia a dia dos policiais do Batalhão de Operações Especiais - BOPE no combate ao tráfico de drogas nos morros do Rio de Janeiro e como os moradores das favelas que vivem no centro dessa relação traficantes/ policiais que parece não ter fim.
O filme é uma crítica clara contra a violência, ao domínio dos traficantes nas comunidades, a corrupção policial que apoia o crime organizado, ao jovens de classe média que financiam o tráfico e desconhecem a grande quantidade de crianças e adolescentes das favelas que ficam vulneráveis a entrar para o comércio do tráfico de drogas.
A tortura é apresentada no filme como um aspecto quase constante da violência urbana no Brasil, com policiais e traficantes competindo para superarem uns aos outros na escala da brutalidade.
O filme também mostra a classe média, representada por estudantes universitários que desenvolvem trabalhos sociais em ONG’s nas favelas com autorização do dono do morro, envolvem-se em ações sociais que visam a minimizar problemas sociais como a marginalidade e a criminalidade. Eles