dissertacao
FILOSOFIA
AVALIAÇÃO LIVRE
DISSERTAÇÃO
Elaboradora do trabalho:
Elisângela Bernardes Feitosa,
Turma 3, Período Noturno
SÃO JOSÉ DO RIO PRETO
2008
DISSERTAÇÃO
A consciência como estratégia da vida.
Conforme o textoilosóficas contemporâneas sugerem que a filosofia não seja entendida como a formulação ou defesa de teses ou conjuntos de teses sobre o que quer que seja, mais simplesmente como o desenvolvimento de métodos de análise crítica e sistemática a serem aplicados especialmente ao chamado conhecimento científico. Nessa perspectiva, o filósofo seria alguém que tenta explicitar os conceitos, os pressupostos, a estrutura lógica e as implicações das teorias científicas, políticas, religiosas, sociais, etc. Sendo assim podemos pensar no significado da palavra ¨filosofia¨ como: assim filosofia indica um estado de espírito, o da pessoa que ama, isto é, o desejo pelo conhecimento, o estima, o procura e o respeita.
Portanto a filosofia desvenda o que está encoberto pelos costumes, pelo o obvio, o comum. O convencional passa a ser questionado. Conforme essas teorias, entra a questão de Platão e Aristóteles que afirmaram que a filosofia começa com admiração e espanto. Sendo assim, nos distanciamos dos costumes, seguindo uma linha de raciocínio que tudo deve ser investigado e que nem sempre o que parece ser é, e que deve ser visto por vários ângulos para que se possa chegar a uma conclusão final. A capacidade de construir argumentos, de os testar, corrigir e defender é de grande valia dentro da filosofia, portanto a mesma procura o mais forte significado dos fenômenos, ou seja, ela vai além daquilo que é para apresentar o que poderia ser, com isso conforme Platão e Aristóteles, causa admiração e espanto.
Conforme os dois grandes filósofos a filosofia nos desestabiliza com isso é difícil aceita-la, e compreender-la pior ainda, mais fica claro que é necessário exercita-la, pois ela transita em todos os meios