servico social
Artigo de Jose Luis
Pesquisa Qualitativa:
NEVES, José Luís. Pesquisa Qualitativa: Características, Usos e Possibilidades. Caderno de Pesquisas em Administração, São Paulo, Volume 1, Numero 3, 1996.
Graduado em Administração de Empresas pela USP. Atualmente, é aluno bolsista do Programa de Pós Graduação Stricto Sensu do Mestrado em Administração de Empresas pela Faculdade Estadual de Administração da USP.
O surgimento e crescimento da pesquisa qualitativa no campo do serviço social. Essa pesquisa ela se desenvolveu em áreas da Antropologia e Sociologia e ganha destaque em varias outras áreas como na Educação. Pesquisa qualitativa é um conjunto de diversos tipos de técnicas que surge com o objetivo de reduzir a distancia entre o indicado e o indicador, ao contrario da pesquisa quantitativa que se baseia em hipóteses a qualitativa ela busca obter dados através do contato do próprio pesquisador e o objeto de estudo.
A pesquisa qualitativa tem diversos significados e métodos dentro do campo das ciências sociais, é possível identificar a pesquisar a partir de alguns itens como o caráter descritivo e o significado que as pessoas dão as coisas e à sua vida.
As pesquisas quantitativas e qualitativas se diferem tanto na forma quanto na ênfase. Enquanto a quantitativa baseia-se em hipóteses e procura empregar métodos para descrever e explicar fenômenos, o método qualitativo ele contribui para o trabalho de pesquisa uma mistura de punho racional e intuitivo capaz de melhor compreender os fenômenos.
Os pesquisadores ao empregarem a pesquisa qualitativa estão preocupados com o processo social ao invés da estrutura social. Eles procuram visualizar o contexto e se é possível uma integração no processo com o objeto de estudo que implique um melhor entendimento do fenômeno.
A combinação dos métodos quantitativos e qualitativos é chamada de triangulação, já que mesmo diferentes não podem ser excluídos um do outro.
A triangulação ela pode