servico social
Trabalho de Psicologia Social
Polo de Sobradinho
Curso: Serviço Social 3ª Série
Disciplina: Psicologia Social
Professor: Lindolfo Martelli
Brasília DF
Abril 2013
A Humilhação e a Desigualdade Social
Introdução
A proposta deste trabalho é trazer informes sobre um problema existente a nossa sociedade a humilhação social de algumas classes trabalhadoras com base em autores como Gonçalves Filho, Fernando Braga e Carneiro Avada Silva Carvalho. Estes autores destacam profundamente e expõe estas características vivenciadas a tantas pessoas que sofre uma desigualdade social no nosso país e com isso gera uma angustia a qual não ver uma perspectiva promissora de dias melhores. Os autores relata com baseamento a informações adquiridas através de pesquisas em livros e artigos que da ênfase ao assunto humilhação e desigualdade social no Brasil.
Este assunto chama a atenção para a necessidade de qualificar a comunicação entre as próprias classes trabalhadoras e sociais atendendo os anseios de inclusão dos indivíduos.
ETAPA 1
HUMILHAÇÃO SOCIAL
Em cada etapa distinta e resolutiva na mente de Max e Freud, conforme exposto em partes do texto, podemos dizer que a dialética usada na isonomia da palavra de cada personalidade que aqui citamos,vagueia, por infinitos detalhes visivelmente marcantes e ao mesmo tempo ocultos na visão distorcidas pelo dia a dia de egoísmo ao seu próprio ego individual a cada individuo da sociedade. A humilhação social para mim é uma situação mais voltada para a pobreza com mensagens de rebaixamento, inferioridade, situações colocadas por pessoas com melhores situações de trabalho ou financeira, e que pode ser causada tanto com palavras ou com gestos e situações. Os principais fatores que a sociedade em seu todo classifica como fatos dentro da psicologia social, são os fatores políticos que marcam. O preconceito sutil acaba impedindo uma