Servi O Social Na Rea Empresarial
Março / 2015
Belém – PA
Serviço Social na área empresarial.
No âmbito histórico do Serviço Social os assistentes sociais como agentes executores da prática assistencial já como profissional assalariado, passa a operacionar, formular e executar políticas sociais setoriais.
O trabalho do assessor em gestor de pessoas é caracterizada por ações socioeducativas exigindo formação que permitam pensar em futuras intervenções levando em conta a didática e as implicações políticas e ideológicas das posturas adotadas no espaço empresarial.
Há muitos desafios quando se trata de atuar na área de gestão de pessoas. Um dos primeiros desafios é o número de pesquisas e a falta de referencial teórico e específico sobre o assunto. O estudo presente procurar mostrar o perfil dos profissionais que prestam assessoria e consultoria a gestão de pessoas ao empresário financeiro.
Os objetivos específicos são discutir a evolução do conhecimento sobre gestão de pessoas ao longo do séc. XX e XXI, diferenciando os conceitos e as práticas de assessoramento e consultoria, também procura detalhar as competências e habilidades do Assistente Social.
Pressupõe-se que a medida em que as organizações vão com o passar do tempo se tornando complexas as exigências associadas a administração dos recursos humanas em relação as empresas, é cobrado então do Assistente Social uma competência maior.
No início da atuação do Assistente Social nas organizações empresariais, esse profissional representava o relacionamento, atitudes e comportamentos expressos pela sociedade entre as suas diversas segmentações.
Hoje se sabe que o Assistente Social atua nas organizações como assessor dos gestores, auxiliando-os na identificação de tais condições e gerando soluções para que as interações sejam finalizadas em sinergia. Ele não é um profissional eminentemente operacional, este é um dos mitos que precisam ser reposicionados. O Assistente Social monitora as