Serra Pelada-resumo
Professora: Madalena
Aluna: Laura Vieira
Série: 8ª “A”
Disciplina: Estudos Amazônicos
Serra
Pelada
Parauapebas – PA
2013
Serra Pelada
Serra Pelada foi a maior jazida de ouro já encontrada no Brasil; inicialmente ela era explorada de forma muito bagunçada, mas com o tempo esse quadro foi invertido. Cada vez mais as pessoas iam encontrando ouro e mais ouro; pouco tempo depois a notícia do ouro existente naquele local se tornou muito popular, em questão de dias todos no Brasil já estavam a par da Serra Pelada. Como uma oportunidade de mudar a vida pra melhor radicalmente não bate na porta todos os dias, muitos homens saíram de suas casas rumo ao garimpo, e sem data marcada para voltar. Ao chegar lá eles percebiam de cara que mais pessoas haviam pensado o mesmo que eles; começava então a labuta.
Em cerca de 30 dias serra pelada estava lotada, um verdadeiro formigueiro humano. Diante do crescimento acelerado e incontrolável do garimpo, o governo sentiu que era necessário intervir rapidamente. Foi determinada uma lei que assegurava somente a entrada de homens no garimpo, assim como as mulheres, bebidas alcóolicas e armas também eram proibidas ali; o governo determinou também que todo ouro extraído de serra pelada só poderia ser trocado na agência da caixa econômica, que não só dava o dinheiro para o barranqueiro (nome dado a quem encontrava ouro), mas também já descontava os impostos.
Comparar o local com um formigueiro não é nada mal, afinal, a serra ficou realmente conhecida como formigueiro humano. Assim como num formigueiro a quantidade de pessoas (que representavam as formigas) era semelhante, pois mais parecia “brotar” homens no local; outro importante fator é a organização, porque cada um naquele lugar tinha sua função exata e a cumpria a rigor para que permanecesse o bom funcionamento da escavação, uns cavavam, outros carregavam sacos de terra, e tinhas os “subchefes” que na verdade eram só