Serra de Sintra
Este trabalho foi concebido no âmbito da disciplina de Geografia. Com este trabalho pretendemos falar da Serra de Sintra. Da sua constituição, Formas de relevo a sua formação, os processos naturais que se realizaram para a sua formação e sobre os tipos de rochas que se podem encontrar na Serra. Para atingir este objectivo realizámos algumas pesquisas e construímos um perfil topográfico da Serra de Sintra.
Sobre a Serra
A Serra de Sintra (também conhecida como Monte da Lua) é o prolongamento da cordilheira da Serra da Estrela, que termina no Cabo da Roca, assinalando o limite ocidental europeu. Mede cerca de 10 quilómetros de Leste a Oeste proximamente 5 km de largura, tendo o seu maior pico uma altitude de 529 metros, na Cruz Alta e tem uma orientação de Este/Oeste. A Serra de Sintra também faz parte do Sistema de Montejunto-Estrela.
Possui uma fauna riquíssima e o seu clima é temperado com bastantes influências oceânicas, apresentando por isso uma pluviosidade superior em relação à restante área da Grande Lisboa. Daí resulta também uma vegetação única.
Formação da Serra de Sintra
A Serra de Sintra formou-se há cerca de 60-70 milhões de anos, e deve a sua origem a um fenómeno denominado intrusão magmática. Este fenómeno consiste no aprisionamento de uma bolha de magma no interior da crosta terrestre, o magma vai solidificando lentamente o que permite a formação dos cristais que constituem o granito. Devido às movimentações da crosta terrestre (que por vezes são alguns milímetros por século!) esta massa de granito emerge á superfície que no caso de Sintra formou-se uma Serra. A Serra foi-se formando á 80 milhões de anos e apareceu á superfície á 30 milhões de anos e foi durante este período que se deu a extinção dos dinossauros e de outros seres vivos.
Geologia – Tipo de rochas
A Geologia é a ciência que estuda a estrutura e os materiais que compõem o