Serpentes Venenosas
Hábito
As cobras ou serpentes que apresentam pupilas dos olhos elípticas têm hábito noturno. Já as que apresentam pupilas dos olhos arredondadas têm hábito diurno. Outras espécies apresentam atividade tanto durante o dia como a noite.
Sentidos
As cobras dardejam a língua bífida (bifurcada) para capturar moléculas odoríferas do ambiente, transportando-as até o Órgão de Jacobson, situado no céu da boca, onde processam as informações. Sua audição é pouco desenvolvida, já a visão é mais desenvolvida em espécies de hábitos diurnos e arborícolas e mais reduzida nas espécies fossoriais (subterrâneas). Há cobras, como a cascavel e a jararaca, que podem detectar a temperatura do corpo dos animais para caçá-los.
Alimentação
As cobras são carnívoras, predando vários tipos de animais, como roedores (ratos e camundongos), lagartos (calangos e lagartixas) e anfíbios anuros (sapos, rãs e pererecas) são os principais tipos de presas. Da mesma forma, podem se alimentar de marsupiais (cuícas), morcegos, salamandras, girinos, peixes,