Sermão aos Peixes
Introdução 3
Padre António Vieira e Obras 4
Sermão de Padre António Vieira aos Peixes 5
Capítulo I, II, III 6
Capítulo IV, V 7
Recursos estilísticos predominantes 7
Conclusão 8
Introdução
Com este trabalho pretendo introduzir o estudo do Sermão de Santo António aos Peixes, descobrindo referências cronológicas da sua vida e a importância que este teve na época em que viveu e que tem nos dias de hoje.
Padre António Vieira
Padre António Vieira nasceu a 6 de fevereiro de 1608 em Lisboa. Aos seis anos, emigrou para o Brasil, com a sua família. Com 15 anos fugiu dos pais para ingressar na Companhia de Jesus e aos 18 anos foi convidado parra escrever o relatório anual dos efeitos do colégio em latim, que seria enviado para o papa de Roma. Tornou-se sacerdote, passando a exercer a função de pregador em algumas aldeias durante cinco anos. Em 1641, partiu para Portugal acompanhado com o filho do vice-rei do Brasil com a intenção da colónia aderir ao novo rei e à restauração.
Obras de António Vieira
As obras de Padre António Vieira podem ser divididas em profecias, cartas e sermões. Escreveu cerca de quinhentas cartas que relatam assuntos acerca da relação entre Portugal e Holanda, sobre a inquisição e os judeus convertidos e cerca de duzentos sermões. Principais Obras
- Sermão de Santo António aos Peixes
- Sermão da Sexagésima
- Sermão da Quinta Dominga da Quaresma
- Sermão do Bom Ladrão
Sermão de Padre António Vieira aos Peixes
O Sermão de Santo António aos Peixes foi proferido na cidade de São Luís do Maranhão em 1654, na sequência de uma disputa com os colonos portugueses no Brasil.
O Sermão constitui um documento da surpreendente imaginação, habilidade oratória e poder satírico do Padre António Vieira, que toma