fisiologia
Formados por células multinucleadas com estrias longitudinais e transversais. Trabalham para sustentar e mover o corpo.
2 – O que são miofibrilas?
As miofibrilas são elementos contráteis do musculo esquelético. São observadas como filamentos longos compostos de subunidades ainda menores: sarcômeros.
3 – O que são sarcômeros?
O Sarcômero é uma unidade funcional básica da miofibrila e também a unidade contrátil básica do musculo. Cada miofibrila é composta de numerosos sarcômeros unidos pelas extremidades no disco z.
4 – Descreva as características dos filamentos de actina e miosina?
Os filamentos mais finos são compostos de actina e os filamentos mais grossos miosina. Filamento grosso: cada filamento grosso é formado por cerca de 200 moléculas de miosina. A actina é a principal constituinte dos filamentos finos das células musculares. Essa proteína pode se apresentar de duas maneiras distintas, conforme a ionização do meio: em meios de menor força iônica, apresenta-se sob a forma de actina G, de caráter globular; ao passo que em meios de maior força iônica, tem-se a actina F, de caráter fibroso. Com a elevação da força iônica, a actina G se polimeriza, formando a actina F.Já a miosina compõe os filamentos grossos e é classificada como uma enzima mecanoquímica ou proteína motora, isso porque é capaz de converter a energia química em energia mecânica, útil para o mecanismo de contração muscular.
5 – Quais as principais características das fibras musculares tipo 1 e tipo 2?
Fibra de contração lenta – tipo 1: dependem principalmente do oxigênio e o utilizam pra produzir energia, maior capacidade oxidativa, maior número de mitocôndrias, altamente aeróbia e resistente a fadiga, baixa velocidade de contração, 10 – 180 fibras por neurônio motor. Fibra de contração rápida – tipo 2: não precisam de oxigênio, são anaeróbias, na movimentação mais rápida denominam tipo 2, grande força por