sermao de santo antonio aos peixes
Departamento de Línguas
Área Disciplinar de Português
Ensino Secundário| 11.º Ano Turmas B/F | outubro 2013 | PADRE ANTÓNIO VIEIRA
Professora Ter e sa S i lv a S oar es
Barroco
Barroco é o estilo que designa as artes plásticas, a literatura e a própria vida que, desde os fins do século XVI até meados do século XVIII, se opõe ao equilíbrio clássico que constituiu o ideal artístico do Renascimento.
Génese do Estilo Barroco
1 – A saturação dos valores estéticos do Renascimento e a sua transformação;
2- Crise dos valores renascentistas.
As normas rígidas do Classicismo literário saturaram rapidamente tantos autores como público. Surge uma nova forma de tratar as artes e as letras designada por maneirismo, este sofreu uma evolução que o transformou noutro estilo: o Barroco.
Os escritores desta época, embora continuassem a admirar a cultura greco-latina, procuraram, numa ânsia incontida de originalidade, retorcer e exagerar as formas e apresentar aos leitores os assuntos mais inesperados pelos processos mais imprevistos. Daí o aparecimento da rebuscada artificiosidade do cultismo e do labiríntico discorrer do concetismo.
Além desta ânsia de novidade está também subjacente uma certa crise dos valore renascentistas. O homem do Renascimento, depois dos feitos alcançados, estagnou e julgou ter conhecimento de todas as verdades absolutas. Porém, na última década do século XVI, esses valores começaram a ser postos em causa:
1- A partir de Copérnico, o homem soube pela astronomia que tempo e espaço eram infinitos, sentiu-se então pequeno demais.
2- Depois das revoltas de Lutero, as lutas religiosas e políticas semearam por toda a parte os horrores da dor e da morte.
3- Os impérios ultramarinos entraram em decadência, uma onda de pessimismo apossou-se de todos, aumentando o desânimo pelo desfazer de outros valores já mencionados.
Consciente desta crise, o homem barroco tenta iludir-se criando uma arte