Serigrafia
Acima: Tela para serigrafia e espátula
A serigrafia é um processo de impressão permeográfico direto, e de secagem lenta. Sua utilização é adequada para impressões em baixa tiragem e para aplicação nas mais diversas superfícies: papel, tecido, cerâmica, plástico.
A impressão serigráfica utiliza tintas menos densas que as aplicadas à tipografia e offset e tem na tela de poliéster sua forma de impressão. Nessa forma é utilizada uma emulsão para sensibilizar a área de impressão que ficará vazada, permitindo a permeabilização da tinta para a base. A parte opaca e não permeável impede a passagem da tinta. A tela como é chamado sua forma de impressão pode ser feita por recorte ou por sensibilização fotomecânica (direta ou indireta).
As emulsões utilizadas nas telas variam de acordo com a natureza das tintas e têm cores padronizadas para distinguir seu uso:
• Azul e lilás para tintas vinílicas à base de solvente;
• Rosa e verde para tintas à base de água.
• As telas onde são aplicadas as emulsões definem o nível de detalhamento que se pretende dar a impressão. Quanto o maior o números de fio/cm maior o índice de detalhamento.
A serigrafia possui formatos de impressão planificados e rotativos.
Além da serigrafia artesanal há máquinas que permitem aumentar a escala de produção e que são utilizadas para várias bases como: cartazes, tecidos e cds.
As características desse processo de impressão o tornam ideal para a produção de peças promocionais
Texto com dicas para preparar seu documento para impressão e alguns processos de impressão. http://portaldasartesgraficas.com/ficheiros/processos_graficos.pdf http://portaldasartesgraficas.com
Descrição simplificada de como era a edição antes dos software graficos.