serial de nero
tabela periódica onde estão destacados os elementos químicos essenciais, assim como alguns outros cuja essencialidade está ainda a ser discutida.
Elemento organógenos (ou bioelementos) é como se chamam a maioria dos elementos que compõem os seres vivos.
Normalmente, são classificados de acordo com a sua abundância como:
→ majoritários: ( oxigénio, carbono, hidrogénio, nitrogénio, cálcio, fósforo, enxofre, potássio, sódio, cloro e magnésio)
→ traços: (ferro, zinco, cobre, flúor, bromo e selénio)
→ microtraços: ( iodo, manganésio, vanádio, silício, arsénio, boro, níquel, cromo, molibdénio e cobalto)
→ Elementos como lítio, cádmio e estanho não têm uma essencialidade muito clara.
Hidrogênio : O hidrogênio é elemento mais simples, constituído por um núcleo contendo um próton com um elétron orbitando em sua volta, O deutério, um isótopo de hidrogênio que contem no núcleo um próton e um nêutron.
Oxigênio : Oxigênio é um gás incolor, inodoro e insípido (ou seja, sem cor, sem cheiro e sem gosto), pouco solúvel em água.
existem vários elementos químicos que são considerados essenciais na vida humana dos seres vivos. Um elemento químico essencial deve cumprir quatro condições:
→Que a ingestão insuficiente do elemento provoque deficiências funcionais, mas reversíveis se o elemento voltar a ficar nas concentrações adequadas;
→Sem esse elemento, o organismo não cresce, nem completa o seu ciclo de vida;
→ O elemento influi diretamente no organismo e está envolvido nos seus processos metabólicos;
→O mesmo efeito no organismo não pode ser conseguido por nenhum outro elemento.
É um nome genérico dado a inúmeras combinações distintas de fosfatos, tendo sido descoberto em 1669 por Henning Brand. fosforo é um não-metal (apesar de existir a forma alotrópica conhecida como fósforo preto que se comporta como um semi-metal, apresentando estrutura cristalina) multivalente pertencente à série química do nitrogênio (grupo 15 ou