Seres vivos e seus níveis de formação.
ÁTOMOS E MOLÉCULAS
Todas as substancias que existem são constituídas de átomos e moléculas, forma toda matéria que existe. Eles se unem por meio de ligações químicas para formar as moléculas, desde moléculas simples como a água, até moléculas complexas como proteínas que possuem de centenas a milhares de átomos. Podemos ter substâncias simples ( ferro, oxigênio, hidrogênio, cobre, etc) e substâncias compostas ( água, sal, etc). Por exemplo a água é composta de dois átomos de hidrogênio e um de oxigênio, a sua formula química é H2O.
ORGANELAS E CÉLULAS
As organelas são estruturas presentes no interior das células, que desempenham funções específicas. São formadas a partir da união de várias moléculas. A célula é a unidade básica da vida, sendo imprescindível para a existência. Existem tipos diferentes de células, cada uma com sua especificidade. As células têm as mesmas características como membrana, citoplasma e núcleo. As células do homem, por exemplo, têm retículo endoplasmático, lisossomos e mitocôndrias, que realizam a respiração celular, digestão intracelular e sintetizam proteínas como qualquer outra célula. Assim como os organismos pluricelulares, animais e plantas, que originaram de uma única célula, o homem é o resultado de um espermatozoide e de um óvulo.
Todas as células de um mesmo animal ou espécie possuem o mesmo número de cromossomos e o mesmo número de genes, o que diferencia essas células são os genes ativos em uma e inativos em outra. Por exemplo, na célula do estômago estarão ativos os genes responsáveis pela formação dessas células e pela sua função que é produzir enzimas digestivas em outra célula, esses genes estarão inativos.
TECIDOS
Os tecidos são formados pela união de células especializadas e semelhantes que desempenham a mesma função. Os tecidos estão presentes apenas em alguns organismos multicelulares, separadas ou não por líquidos e substâncias intercelulares, que realizam