Psicomotricidade
LINGUAGEM CORPORAL
AV1 – Primeira Atividade CONCEITOS PSICOMOTORES
Juliana Gutierrez Galego 1°B Pedagogia
2012
Conceitos Psicomotores
O trabalho psicomotor ajuda na estruturação da personalidade, pois através dele a criança pode expressar melhor seus desejos, elaborar seus fantasmas, desenvolver suas necessidades e trabalhar suas dificuldades. Para entender a psicomotricidade é necessária a compreensão de alguns conceitos:
Esquema Corporal:
Elemento básico indispensável para a formação da personalidade, sendo seu núcleo central, pois reflete o equilíbrio entre as funções psicomotoras e sua maturidade, visto que é através dele que acontece a percepção do corpo atuando no espaço, se locomovendo, num ritmo próprio, num estado de tensão ou relaxamento muscular.
Orientação Espaço Temporal:
É a capacidade de avaliar tempo-espaço dentro da ação, tornando possível situar-se e orientar-se, localizar os outros objetos num determinado espaço, ter noção dos conceitos de direção (acima/abaixo, frente/trás, direita/esquerda) e de distância (longe/perto).
Equilíbrio:
É a capacidade de manutenção e orientação do corpo e suas partes em relação ao espaço externo e a ação da gravidade. Nosso corpo se mantém em equilíbrio e graças a isso conseguimos desenvolver movimentos, sejam eles bruscos ou delicados. A essa capacidade de realizar esses movimentos chamamos de coordenação motora. Podemos classifica-la de duas formas: Coordenação Motora Global e Coordenação Motora Fina
Coordenação Motora Global:
É a capacidade de controlar e organizar a musculatura ampla para a realização de movimentos complexos, ou seja, cada membro realiza uma atividade diferente, possibilitando o movimento amplo do corpo como: andar, correr, engatinhar, entre outros.
Coordenação Motora Fina:
É a capacidade de usar de forma eficiente e precisa os pequenos músculos, produzindo assim movimentos delicados e específicos. Este tipo de coordenação permite