EXERC CIO Complementar 1 Ano W
1. Os primeiros seres surgidos na Terra, pela Teoria de Oparin, teriam sido:
a) Heterótrofos e anaeróbios
b) Heterótrofos e aeróbios
c) Autótrofos e anaeróbios
d) Autótrofos e aeróbios
e) Autótrofos quimiossintetizantes e anaeróbios
2. (CESGRANRIO) Em 1953, com um aparelho bem engenhoso, o pesquisador Stanley Miller acrescentou um elemento a mais para a compreensão da origem da vida. Reproduzindo as condições ambientais primitivas no seu aparelho, conseguiu obter aminoácidos sem a participação de seres vivos, tendo usado para isso apenas:
a) ADN, ATP, acetil-coenzima A e metano.
b) ADN, ATP, oxigênio, luz e calor.
c) água, nitrogênio, carbono e faíscas elétricas.
d) metano, água, NH3, H2 e descargas elétricas.
e) água, glicose, amônia e radiação luminosa.
3. (CESGRANRIO) Uma das hipóteses sobre a origem da vida na Terra presume que a forma mais primitiva de vida se desenvolveu lentamente, a partir de substância inanimada, em um ambiente complexo, originando um ser extremamente simples, incapaz de fabricar seu alimento. Esta hipótese é modernamente conhecida como:
a) Geração espontânea
b) heterotrófica
c) autotrófica
d) epigênese
e) pangênese
4. (UFRS) O desenho a seguir representa, de forma esquemática, o aparelho que Miller usou em suas experiências, em 1953, para testar a produção de aminoácidos a partir de uma mistura de metano, hidrogênio, amônia e água, submetida a descargas elétricas.
Abaixo são feitas quatro afirmações:
I — Com essa experiência, Miller demonstrou que havia produção de aminoácidos em condições semelhantes às que havia na atmosfera primitiva da Terra.
II — Como a circulação do material por dentro do aparelho está completamente isolada do meio externo, não houve possibilidade alguma de contaminação com outras substâncias.
III — As substâncias resultantes das reações químicas acumularam-se em C e D.
IV — Com essa experiência, Miller também descobriu a composição química da atmosfera primitiva da Terra.