seres vivos e seres não vivos
A palavra ecologia vem de oíkos, que em grego quer dizer ‘casa’ ou ‘ambiente’, e logos, que significa ‘estudo’.
A ecologia é a ciência que estuda as relações que se estabelecem entre os diferentes seres vivos (fatores bióticos) em conseqüência dos processos de nutrição, reprodução e outras funções biológicas de cada espécie, e as influências que sobre eles exercem as mudanças de temperatura, luz salinidade e diversos outros fatores ambientais. (fatores abióticos). Por outro lado, a ecologia estuda também a influencia dos seres vivos sobre o meio ambiente, na medida em que de uma maneira ou outra o alteram e lançam nele os produtos de excreção.
Os objetivos da Ecologia passam pelo estudo do meio ambiente (dos Oceanos às montanhas, passando pela atmosfera) e das problemáticas que o afetam, sobretudo a poluição, exploração excessiva de recursos naturais e o desmatamento, assim como a preservação de áreas naturais e espécies ameaçadas. A ecologia assume-se como uma ciência de caráter universalista, já que os fenômenos ambientais estão inter-relacionados, num todo complexo e nem sempre facilmente perceptível de forma imediata ou em curto prazo.
Em outras palavras, a ecologia estuda a relação entre os seres vivos e o ambiente em que vivem.
A importância da Ecologia
Como, de um temo pra cá, o homem vem agredindo e destruindo a natureza, a ecologia é uma ciência que se reveste de uma importância muito grande, pois é ela que trata do destino da natureza e do próprio homem.
Você deve ter tomado conhecimento através dos meios de comunicação sobre agressões do homem à natureza lembrando da devastação de florestas, a contaminação da água, a caça e a pesca predatórias, os vazamentos de petróleo nos mares dizimando os peixes, a liberação de gases venenosos e partículas radioativas para a atmosfera e outros fatos que estão colocando a natureza em desequilíbrio, pondo em risco a nossa própria vida.
Conhecendo a ecologia, o homem torna-se capaz de