Seres Humanos
Por que o uso publico da razão está em oposição a menoridade do entendimento humano?
R: Porque a razão vai contra a verdade, a logica vai sempre contra a verdade, uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa. O quer dizer é que o uso publico da razão é contra a menoridade porque acreditam que menores são "inofensivos”.
2) 2) É correto confirmar que a filosofia iluminista, admitindo a razão como única via autentica de conhecimento, atribui possibilidades ilimitadas de sabedoria á racionalidade dos seres humanos? Justifique.
R: Não, os iluministas admitiram a razão como a única via para todos os conhecimentos, mas sabiam das limitações da razão, ou, ao menos, sabiam que a razão está em desenvolvimento, de modo que a plenitude de seu uso ocorrerá em algum momento do futuro. Então a razão, como meio de conhecer e lidar adequadamente com a realidade, é algo universal para os iluministas, mas a capacidade limitada da razão também é admitida. Por exemplo, os iluministas sabem que a razão conhece as coisas como aparecem, mas não consegue conhecer como elas são em si mesmas.
3) Por que o movimento filosófico iluminista rejeita a tradição politica e religiosa na Europa do século XVII?
R: Os pensadores iluministas deixaram como legado a definição e desenvolvimento de muitos dos conceitos, e eles não concordavam, nem aprovavam com a tradição política e religiosa da Europa do século XXVII.
4) Primeiro Argumento: Ora nada é mais leigo do que o homem em sue estado mais primitivo, quando colocado pela natureza a igual distancia da estupides dos grupos e das luzes funescas dos homens civil e compelido tanto pelo extinto quanto pela razão a defender-se do mal a alguém sem ser a isso levado por alguma coisa ou mesmo depois de atingido por algum mal....