Ser professor dom e dedicação
Em princípio é necessário ter em mente qual é a função do professor, a grosso modo pode-se dizer que seu objetivo é formar o ser humano transmitindo conhecimento à crianças e adultos, haja vista esse conceito devemos considerar que no Brasil a educação vem sofrendo mudanças no sistema de ensino. Nas décadas de 50 e 60 a educação era distribuída de forma desigual, estudava quem tinha condições de frequentar escolas particulares, conventos, seminários, que geralmente eram localizados em uma ou outra cidade distante, quem não tinha acesso e esse padrão de educação, tinha como opção as pequenas escolas rurais, cujas aulas eram ministradas por alguém da própria comunidade que tinha um pouco mais de estudo, geralmente a 4ª série completa.
Atualmente a educação no nosso país é vista por alguns como um suporte de ensino de boas maneiras aos alunos, substituindo a responsabilidade das famílias, ou, uma obrigação exigida em troca de alguns benefícios oferecidos pelo governo como incentivo para as crianças frequentar as escolas, esporadicamente como formação futura para crescimento pessoal. Essa realidade mascara a verdadeira função da educação. Apesar de reconhecer a importância do educador, a profissão é desvalorizada socialmente, mal remunerada e com rotina desgastante, transmitir conhecimento é visto como uma vocação pela maioria das pessoas, o professor é visto como uma figura que ensina todos os valores para formar um ser humano sociável, isentando a família das suas obrigações.
A violência e o descaso com os professores tem afastado dia após dia os profissionais, os alunos tem noção sobre os seus direitos previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente, o que lhes da liberdade no ambiente escolar, é desestimulante saber que se corre o risco de sofrer agressão física e verbal, ameaças, afrontamentos e conflitos que podem afetar a vida profissional e social de alguém que está se dispondo a transmitir o seu conhecimento.