Diatica
E didática ou você tem ou não tem, ou seja, você leva jeito para ensinar ou não, é como um dom, cada um nasce com o seu e vai aperfeiçoando com as experiências. O professor tem que ter dinamismo nas aulas, mostrar entusiasmo para seus alunos, tornado assim a aula prazerosa.
O contexto histórico da didática era usado como disciplina, era o modo de não educar de ensinar os alunos e os professores, usavam o sistema linear para entender a sala de aula e os alunos. Que é um sistema de dinâmica de sala complexa.
A importância da didática e da filosofia nos dá a visão essencialista e da existencialista, a diferença entre elas é que uma a pessoa nasce com o dom de cantar e o professor terá só que terminar de moldar esse aluno. E na outra o professor não leva em consideração a bagagem que esse aluno já tem, não leva em consideração a experiência de aprendizagem.
Na didática com a psicologia, na corrente do inatismo e do racionalismo o sujeito age sobre o objeto, no empirismo o objeto age sobre o sujeito, e na corrente internacionalista o sujeito e o objeto interagem.
E podemos concluir o seguinte sobre esses modelos: o educador que tem uma visão essencialista vai usar o modelo da psicologia do sujeito, agindo sobre o objeto do conhecimento, o educador que tem uma visão existencialista do aluno usará o modelo do sujeito, objeto interagindo entre si, compreende a visão do internacionalista.
Tendências liberais são aquelas que têm o status de modificar a sociedade , aquela com o intuito de transformar a sociedade é chamado de progressistas. A concepção de sociedade