SER PLENO E POTENCIAL HUMANO
3° Psicologia B
Ser Pleno e Potencial Humano
Ao pesquisar é possível falar um pouco mais sobre ser pleno e potencial humano, mas o que seria esse ser pleno? E potencial humano? Então, no senso comum, ser pleno seria aquela pessoa que consegue perdoar a outra e o potencial humano seria talvez apenas uma motivação, mas, esses conceitos não seria o caso em psicologia humanista.
Tanto o ser pleno, quanto o potencial humano, enquadrado em psicologia humanista seria aquele ser que alcança a auto realização. Mas o que seria essa auto realização? Segundo Maslow seria a última etapa das necessidades humanas, a auto realização remete ao indivíduo estar satisfeito com seu posto alcançado e com a vida que leva. É a necessidade do auto contentamento. Maslow foi uma das principais figuras da abordagem humanista, rejeitando as abordagens psicanalíticas e behavioristas. Acreditava que há uma força interna que direciona o desenvolvimento humano rumo ao seu potencial mais elevado. A auto realização é pouco experimentada, mas para aqueles que a experimentaram, ela pode alterar profundamente as percepções que o indivíduo tem do mundo e a maneira como se relaciona com os outros.
Enfim, para haver um crescimento saudável, a auto realização refere-se a fazer pleno uso do próprio talento e habilidades, tendo-se uma concepção do objetivo do crescimento e desenvolvimento. Cada indivíduo exibe características mais fortemente que os outros, não havendo perfeição. O ser humano está sempre em busca da auto realização, pois ela não é estática, faz parte do desenvolvimento humano, independente da cultura. É como disse Maslow: “Na realidade, as pessoas auto realizadas, que atingiram um elevado nível de saúde, maturidade e realização pessoal, têm tanta coisa a nos ensinar que, às vezes, quase parecem pertencer a uma espécie diferente de seres humanos.” Ou seja, são poucas pessoas que atingem essa auto realização.