ser pedagogo
A Pedagogia é a ciência do ensino que forma profissionais para atuarem nos mais diferentes níveis de educação. Prepara pedagogos aptos a atuar em processos de aprendizagem, utilizando os conhecimentos específicos e tecnológicos para o desenvolvimento cultural, político e econômico da sociedade.
O pedagogo é o profissional formado para atuar na área pedagógica. Porém, todos aqueles que atuam no processo educativo como: professores, pais, monitores, orientadores, psicólogos, etc, também devem conhecer os princípios básicos de pedagogia. É o profissional que atua em várias instâncias da prática educativa, direta ou indiretamente ligadas à organização e aos processos de transmissão e assimilação de saberes e modos de ação, tendo em vista objetivo de formação humana previamente definida em sua contextualização histórica.
O pedagogo precisa sempre estar atualizado. Não se pode formar e estacionar em uma escola. Hoje ele precisa muito mais do que pegar na mão do aluno e ajudar ele a escrever, seu objetivo é formar cidadãos críticos capazes de mudar a sociedade pela qual vivemos, tem que estar sempre aprendendo seja com seu aluno, com seu companheiro de trabalho, com a família ou com o amigo. Apesar de que estes pilares da educação servem de base para tudo que se tem hoje, umas das causas pela qual a profissão de pedagogo tem aberto novos caminhos. Nesse curso, o graduando não passa por habilitação específica. São quatro anos de estudos e as matérias mais focadas estão nas áreas de ciências humanas e sociais aplicadas. São estudados a estrutura e o funcionamento do sistema de ensino, os princípios e os métodos de administração escolar e as novas tecnologias educacionais. Ainda há aulas de psicologia e metodologia. Além disso, há disciplinas optativas, como história, filosofia e artes. Algumas instituições oferecem um ensino focado para licenciatura indígena, educação infantil ou educação especial. O estágio é essencial.
Há uma diversidade de práticas