Ser ou ter
Todos nós, em algum momento da vida, nos damos conta de que sentimos algo como "um vazio". Não se sabe bem como descrevê-lo ou como preenchê-lo, porém, a maioria, senão todos, o sentem. A maioria procura preenchê-los das mais variadas formas: uns através de estudos, outros através de trabalho, outros através de religião, de drogas, de relacionamentos, e alguns até com futebol: varia de pessoa pra pessoa, de gosto e da personalidade de cada um. E as pessoas passam bastante tempo dedicando-se a uma dessas coisas, que de uma forma ou de outra, sentem que "fazem bem", ajudam a aliviar "o vazio".
A consequência disso pode ser boa, para os que se dedicam a coisas saudáveis e que realmente lhe fazem bem, ou podem, de certa forma, atrasar sua vida.
Durante muitas épocas da história, os valores foram construídos e disseminados por culturas, tradições foram passadas de família para família, variando de acordo com o lugar e a época. Com o passar do tempo, valores foram repensados, tradições foram perdidas e assim por diante, até chegarmos “A Era Moderna” em que estamos inseridos hoje.
A sociedade em que vivemos está cultivando quais valores atualmente? Educação, compaixão, respeito e igualdade entre as pessoas? Saúde, bem-estar? Ou talvez estaria cultivando consumismo selvagem, medicalização dos sentimentos, competitividade (muitas vezes desonesta), egoísmo? Porque será que a depressão se espalha como uma "epidemia" por todas as idades, sendo considerada a doença do século? No caso da depressão a pessoa tem uma deficiência na produção de hormônios (como a endorfina), mas ela nasceu assim, ou o contexto social fez com que ela fosse produzindo cada vez menos? Questão complexa.
Dizem que estamos caminhando para um tipo de progresso, mas que progresso será esse? Será que o progresso econômico e tecnológico é mais importante do que o progresso pessoal, social e cultural de cada indivíduo? Você ouve mais as pessoas falando sobre algo que