SER MULTIDIMENSIONAL
2. PASSOS ANTROPOCÊNTRICOS
Vários fatores contribuíram para o antropocentrismo. Descartes, Kant, Nietzsche e Darwin tiveram sua participação nesse processo. As analises de Freud, Adler e Jung também colaboraram. Houve ainda outros fatores significativos que ativaram o antropocentrismo como o marxismo, o existencialismo e o estruturalismo.
3. ESTRUTURA POLISSÊMICA
O homem compreende, elabora e comunica sentido. Quando lhe falta sentido, o mundo se torna chato e maçante e a consequência disso é o tédio, a apatia e até a tentação suicida. O homem está em constante busca por sentidos. A existência humana é de estrutura polissêmica.
4. OLHAR OBSTINADO
Nesse item o autor escreve sobre a consciência. Cada pessoa tem na sua consciência seu universo que ela conserva e sustenta. A consciência garante a identidade pessoal.
5. TECIDO ANTROPOGENÉTICO
Faz parte do ser humano se expressar e é através da linguagem que fazemos isso, que é um fenômeno essencial de ser pensante. A linguagem é antropogenética porque contribui para a constituição do ser humano além de aprofundar e ampliar o existir pessoal e social.
6. PALAVRA SOMÁTICA
A linguagem apresenta muitas formas. A mais significativa é a linguagem corporal. O corpo emana significado de várias maneiras, seja pela voz, pelo olhar, pelo andar, pela lágrima ou até mesmo pelo silêncio. É nele que se manifestam a consciência e também a liberdade. O corpo é a palavra somática.
7. ARTICULAÇÃO DIALÓGICA
Jaspers, Sartre e