direção suspensão
Trabalho de conclusão da etapa trainee de direção - 2014.1
Maio de 2014
Equipe Mudrunner Baja SAE – CEFET/RJ
Trabalho realizado por
Bernardo Berlandez de Azevedo Alves
Ellis Caroline Marques Machado
Yuri Rocha da Costa
Sumário
Introdução........................................................................... página 01
Angulações......................................................................... página 02
Geometria........................................................................... página 10
Introdução
Este trabalho tem por objetivo estudar e analisar os tópicos de direção: angulações e geometrias, visando esclarecer seus aspectos positivos e negativos, e os respectivos efeitos causados no veículo off-road da equipe Mudrunner Baja SAE – Cefet/RJ.
01
Angulações
Os ângulos da geometria da direção são formados com base no plano longitudinal do veículo, que é definido como a linha perpendicular aos eixos dianteiro e traseiro. Tendo como finalidade determinar o paralelismo das rodas com respeito ao eixo longitudinal do veículo, quando as quatro rodas estão alinhadas, estarão então, alinhadas com respeito ao eixo geométrico longitudinal, e assim se produz ótima estabilidade de marcha.
Convergência e divergência
O que é convergência e divergência?
Convergência e divergência são os ângulos das rodas dianteiras, que visam compensar a tendência que as mesmas têm de se abrirem ou se fecharem quando o veículo está em movimento e por esta razão esta abertura varia de fabricante para fabricante. O objetivo é fazer com que as rodas se mantenham paralelas com a trajetória, quando o veículo está em movimento, evitando assim uma fricção lateral dos pneus com o solo minimizando o desgaste dos mesmos. Normalmente veículos