Projeto bd
Artigo técnico sobre o Microsoft Business Intelligence
Autores
Hitachi Consulting:
Liz Vitt – autora
Scott Cameron – autor
Hilary Feier - revisora
Microsoft:
T.K. Anand - revisor
Ashvini Sharma - revisor
Publicado em: maio de 2012
Aplica-se a: SQL Server 2012 Analysis Services
Resumo: Este white paper fornece diretrizes práticas para ajudar os profissionais e tomadores de decisões de BI a decidir se a modelagem de tabela ou multidimensional do SQL Server 2012 Analysis Services é a mais adequada para sua próxima solução de BI.
Direitos autorais
Este documento é fornecido “como está”. As informações e opiniões expressas nele, inclusive URLs e outras referências a sites da Internet, poderão ser alteradas sem aviso prévio. Você se responsabiliza por usá-lo.
Este documento não fornece direitos legais a nenhuma propriedade intelectual de qualquer produto Microsoft. Você pode copiar e usar este documento para sua referência interna.
© 2012 Microsoft Corporation. Todos os direitos reservados.
Sumário
Introdução
A modelagem de dados é uma disciplina praticada há vários anos por profissionais de BI com um objetivo comum: organizar dados discrepantes em um modelo analítico que dê suporte efetivo e eficiente às necessidades de relatório e análise dos negócios. À medida que a modelagem de dados evolui ao longo dos anos com novas tecnologias e ferramentas, as organizações enfrentam o desafio crescente de misturar seus paradigmas de modelagem de uma forma consistente e coerente que satisfaça não só as diversas necessidades de análise, mas também ofereça uma experiência de análise comum à empresa.
Com o lançamento do SQL Server 2012, a Microsoft cumpre esse desafiante objetivo com a introdução do BISM(modelo semântico de BI), um modelo único que pode dar suporte a diversos relatórios e análises mesclando duas experiências de modelagem do