sequencia didatica : abelha e o mosquito da dengue
Objetivos:
- Desenvolver o comportamento leitor e escritor durante o processo de produção textual.
- Avançar no conhecimento sobre o funcionamento do sistema de escrita e na aquisição da leitura e da escrita convencional.
- Ampliar o conhecimento sobre os insetos: abelha e o mosquito da Dengue;
- Observar e fazer uma comparação entre a importância da abelha e os malefícios do mosquito Aedes Aegypti.
Conteúdos:
- Práticas de leitura e escrita;
- sistema de escrita;
- Insetos: abelha e mosquito da dengue;
- Onde e como vivem esses insetos;
Ano:
1º anos.
Tempo estimado:
4 aulas
DESENVOLVIMENTO:
1º momento (segunda-feira):
Iniciei a aula relembrando junto com os alunos o poema trabalhado na semana anterior, As meninas, de Cecília Meireles e sobre uma sequência didática onde trabalhamos os diferentes tipos de insetos. Logo após, expliquei aos alunos que iríamos trabalhar com outro poema de Cecília: O mosquito escreve e também, o livro A abelha, de Ligia Ricetto.
Antes de iniciar a leitura do livro, mostrei a capa aos alunos e fiz indagações como: do que esse livro irá tratar? Que bicho é esse? É um mamífero, peixe, ave ou inseto? Qual a importância desse inseto? Vocês sabem como elas vivem? E assim, comecei a leitura do livro, mostrando as imagens e debatendo as informações apresentadas. O livro traz várias informações como: o que as abelhas produzem, a história das abelhas, o que elas produzem além do mel, como elas são, como transportam o néctar e pólen, a colmeia, a rainha, os filhotes, predadores, como elas se comunicam e como é a criação de abelhas. Neste primeiro momento, dei enfoque sobre a história da abelha e o que as abelhas produzem. li e expliquei que as abelhas existem há milhares de anos, e havia desenhos rupestres em uma caverna da Espanha que mostrava uma mulher recolhendo mel de uma colmeia, na Grécia já se conheciam os benefícios do mel, usados em muitos medicamentos (A aluna Evyle perguntou onde