Sepse
Definição: Infecção definida como o fenômeno de resposta inflamatória à presença de um microorganismo e seus produtos ou a invasão de um tecido previamente estéril por microorganismos.
A sepse é uma síndrome complexa causada pela resposta inflamatória sistêmica descontrolada do indivíduo, de origem infecciosa, caracterizada por manifestações múltiplas,e que pode determinar disfunção ou falência de um ou mais órgãos ou mesmo a sua morte.
O uso do termo sepse não está restrito apenas à síndrome inflamatória sistêmica secundária à infecção bacteriana,mas àquela resultante de qualquer microrganismo e/ou seus produtos (toxinas).
Sepse grave, entendida como sepse associada à disfunção de órgãos, hipoperfusão (que inclui, mas não está limitada à acidose lática, oligúria ou uma alteração aguda do estado de consciência) e hipotensão;choque séptico, entendido como a sepse associada com as alterações da hipoperfusão mais a hipotensão persistente mesmo após ressuscitação volumétrica adequada, e síndrome da disfunção de múltiplos órgãos (SDMO),que pode representar o estágio final da resposta inflamatória sistêmica grave. Entretanto, os limites que separam a sepse da sepse grave, e essa do choque séptico não são claramente detectados.Síndrome da resposta inflamatória sistêmica (SIRS):febre ou hipotermia;taquicardia;taquipnéia;leucocitose, leucopenia, desvio do hemograma;edema;alteração da glicemia;confusão mental;hipotensão arterial;diminuição da diurese.
Apesar de sua importância e da demanda de recursos, seu reconhecimento muitas vezes ainda não ocorre em tempo hábil, deixando margem para a ocorrência de disfunção de múltiplos órgãos e sistemas.
Fisiopatologia:A sepse resulta de uma complexa interação entre o microorganismo infectante e a resposta imune, pró-inflamatória e pró-coagulante do hospe- deiro. Produção excessiva de mediadores inflamatórios e excessiva ativação de células inflamatórias.
Descontrole no balanço pró e antiinflamatório.
Sepse :