Separação de misturas Quimica 10º ano
Misturas Homogéneas
Destilação Simples – funciona quando, no aquecimento de uma mistura homogénea de um líquido mais um sólido (agua+sal) apenas um vaporiza. Assim que os vapores atingem a região fria do condensador volta ao estado líquido. E resulta na agua que foi o líquido destilado e no sal que ficara como cristais no balão inicial.
Destilação Fraccionada – funciona da mesma maneira que a destilação simples, mas é usada com dois líquidos que formam uma mistura homogénea e quando ambos tem pontos de ebulição muito próximos.
Cristalização – funciona quando temos uma solução homogénea e fazemos com que o solvente evapore para o soluto criar cristais. O senão é que não conseguimos recuperar a água.
Misturas Heterogéneas
Decantação – processo que numa mistura heterogénea de um sólido e um líquido separa os sólidos do líquido através de uma vareta de vidro. Pode ser também realizada com uma ampola de decantação quando são dois líquidos com diferente densidade.
Filtração – processo que se sucede à decantação, para separar uma mistura de um sólido e um líquido com partículas mais pequenas. Pode ser por gravidade ou a vácuo.
Dissolução Fraccionada ou Extracção por Solvente – funciona quando queremos separar dois sólidos e um deles é solúvel.
Separação Magnética – separa misturas do tipo sólido-sólido nas quais um dos componentes tem propriedades magnéticas e é atraído por íman.
Sublimação – é aplicável quando apenas um dos componentes da mistura é sublimável e evapora separando-se do outro componente.
Centrifugação – Consiste em girar a mistura a uma grande velocidade, a parte mais densa deposita-se no fundo do recipiente e aparte menos densa concentra-se na parte superior.
Peneiração- consiste em separar dois sólidos de diferentes tamanhos através de uma peneira.