Anatomia
Discente: Fernanda Cristina David-140114
Honório Luis da Silva-120113
Introdução
Funções:
Detectar,transmitir,analisar e utilizar informações obtidas por estímulos:
Organizar e coordenar as funções dos vários órgãos especializados. Divisão anatômica:
SNC: encéfalo, constituintes neurais do sistema a fotorreceptor,meninges,barreira,hematoencefálica,líquido cefalorraquidiano,plexos coróides.
SNP: nervos e gânglios nervosos pequenos agregados de células nervosas.
Componentes principais: neurônios e células da glia.
Trabalho apresentado ao Curso Fisioterapia – , da Faculdade Integrado INESUL.
Docente:Marcela Garnica
Neurônios
Neurônio é a célula nervosa que, juntamente com as células da neuróglia, forma o tecido nervoso. Responsável pela condução do impulso nervoso, possui a capacidade de responder aos estímulos do meio, como a luz e o calor, por exemplo; através de alterações da diferença de potencial elétrico existente entre as superfícies interna e externa de sua membrana plasmática, se propagando ao longo da célula e de seus prolongamentos.
O neurônio é considerado a unidade básica da estrutura tanto do cérebro quanto do sistema nervoso. É formado por um corpo celular denominado pericário, de onde partem os prolongamentos e que acomoda o núcleo do neurônio; dendritos, prolongamentos numerosos responsáveis por receber os estímulos do ambiente, células epiteliais sensoriais e outros neurônios; e axônio, um prolongamento único condutor dos impulsos nervosos à outras células, como as musculares, glandulares ou mesmo outros neurônios.
Estruturas dos neurônios
O número, o comprimento e o modo de ramificação dos prolongamentos do pericário são a base morfológica para a classificação dos neurônios em multipolares, bipolares ou pseudo-unipolares.
Os neurônios multipolares apresentam mais de dois prolongamentos partindo de seu pericário, sendo um deles o axônio e