Separaçao de misturs
Análise Química Qualitativa
Experimento 5- Separação de misturas
Experimento 6- separação de misturas-2
Nome: Geovana Martins dos Santos – 22 Turma: 2 A
Professoras: Ariana (teoria) Cida (prática) Ana Paula (prática) Transcrito por: Geovana Martins
14/05/2013
Objetivo
Este experimento teve como principal objetivo conhecer os métodos de separação de misturas heterogêneas entre líquido e líquido, utilizando a decantação, e sólido e sólido através da dissolução fracionada, filtração e evaporação.
Introdução
Entende-se por uma mistura uma associação de duas ou mais substâncias diferentes sem proporções fixas e definidas.
Misturas heterogêneas
Quando conseguimos distinguir as partes que formam a mistura dizemos que ela é heterogênea. Não apresenta as mesmas características em toda a sua extensão; apresenta vários aspectos, sendo possível distinguir seus componentes. Isso ocorre quando elas apresentam estados físicos diferentes.
Esse sistema é formado por duas substâncias e duas fases (líquido e líquido). No caso da água e do óleo é possível identificar os dois componentes facilmente. Há dois aspectos apresentados pela mistura: o da água e o do óleo, dizemos que a mistura é heterogênea e possui duas fases.
Quando duas ou mais substâncias estão reunidas numa mistura, elas não perdem suas características químicas. Por isso é possível separá-las utilizando processos simples. Alguns dos principais métodos de separação de misturas são a decantação, dissolução fracionada, filtração e a evaporação.
Processos de separação de misturas.
Decantação.
Processo usado para separar misturas de um sólido e um líquido ou de dois líquidos imissíveis. Processo no qual a fase menos densa tende a ocupar a posição superior. Uma maneira de separar mistura de água e óleo é esperar que a água se deposite no fundo do