Separaçao de misturas
Daniel
SEPARAÇÃO DE MISTURAS
ALEGRETE
2012
PROCESSO DE SEPARAÇÃO DE MISTURAS
SEPARAÇÃO MISTURAS HETEROGÊNIAS DE SÓLIDOS- SÓLIDOS
CATAÇÃO- é quando um dos componentes apresenta aspectos ou tamanhos diferentes.
Exemplo: uma dona de casa separando as impurezas do grão de feijão.
Fonte: http://www.google.com.br/imgres
PENEIRAÇÃO- o processo utiliza uma peneira que possui uma malha que deixa passa os componentes de diâmetros menores que a largura da malha, retendo os componentes com diâmetro maior.
Exemplo: em construções é comum o uso de peneiras para separar areia fina da areia grossa, e de pedras e outros componentes.
Fonte: http://www.google.com.br/imgres
LEVIGAÇÃO- consiste em usar uma corrente de água para separar corpo mais denso de corpo menos denso, que são arrastados mais facilmente pela água.
Exemplo: nos garimpos, uma corrente de água passa por uma espécie de rampa de madeira ou por uma bacia (bateia), arrastando as partículas menos densa de areia e deixando no fundo o ouro, mais denso.
Fonte: http://www.google.com.br/imgres
FLUTUAÇÃO- aplica-se uma mistura com um líquido de densidade intermediaria em relação ás dos componentes. O componente menos denso que o líquido flutuará, separando-se assim do componente mais denso, que se depositará. O liquido utilizado não deve, contudo, dissolver os componentes. Também é denominado por flotação ou sedimentação fracionada.
Exemplo: a flutuação é bastante comum no processo de separação de areia e mineral, esses minerais para que possam se tornam menos densos que a areia, ficam envolvidos em óleo.
Fonte: http://www.google.com.br/imgres
VENTILAÇÃO- é o método de separação de substâncias sólidas de densidades diferentes, por meio de uma corrente de ar.
Exemplo: quando você esfrega na mão amendoins torrados, verá que a película que o cobre se separa, então você assopra para separar o grão.
Fonte: http://www.google.com.br/imgres
SEPARAÇÃO