Separa O De Misturas Final
ÍNDICE:
1. INTRODUÇÃO ----------------------------------------------------------------------------------- 2
2. OBJETIVO ---------------------------------------------------------------------------------------- 2
3. MATERIAIS --------------------------------------------------------------------------------------- 2
4. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL------------------------------------------------------- 2
5. QUESTÕES -------------------------------------------------------------------------------------- 3
6. RESUSTADOS, DISCUSSÕES E CONCLUSÕES ------------------------------------ 4
7. REFERÊNCIAS --------------------------------------------------------------------------------- 5
1. INTRODUÇÃO: Na química, a separação de misturas é muito importante, pois para obtermos resultados mais corretos em pesquisas e experiências, é necessário que as substâncias químicas utilizadas sejam as mais puras possível. Para isso, utiliza-se vários métodos de separação, que vão desde a "catação" até complicada "destilação fracionada". 2. OBJETIVO: Aprender as técnicas de filtração simples, a quente e a frio de misturas homogêneas e heterogêneas.
3. MATERIAIS: Béquer, solução de sulfato de alumínio, solução de hidróxido de sódio, bastão de vidro, funil simples, papel filtro analítico, suporte universal com anel suporte para funil, solução de água e sal, óleo, funil de decantação, espátula, ácido benzóico impuro, pisseta, chapa de aquecimento, forma para banho-maria.
4. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL:
Parte A: Foi adicionado em um béquer 20 mL de solução de sulfato de alumínio 1 mol/L e 20 mL de solução de hidróxido de sódio 1 mol/L em seguida o sistema foi agitado om o bastão de vidro. Após um curto espaço de tempo foi realizada a separação dessas espécies utilizando a filtração simples com filtro qualitativo. Parte B: Em um béquer foi