Sensoriamento remoto
CENTRO DE CIÊNCAS HUMANAS
DEPARTAMENTO DE GEOCIÊNCIAS
CURSO DE GEOGRAFIA
INTRODUÇÃO AO SENSORIAMENTO REMOTO
ALUNOS: JHENNY MENDES, MÁRCIO ALMEIDA, RAFAELLE PEREIRA, SIDNEY DAMASCENO, YOLANDA SOUSA.
ANALISE DA ÁREA DA PONTA VERMELHA EM SÃO JOSÉ DE RIBAMAR/MA.
SÃO LUÍS
2012
INTRODUÇÃO
São Luis tem como base principal geomorfológica Colinas, Tabuleiros, Dunas, Mangues, Planícies Fluvio-Marinhas e Planícies Fluviais; A Ilha está na parte setentrional do Maranhão, com altitude que chegam a 60 metros, na zona de transição de domínios morfoclimáticos nordestino e Amazônia Oriental. (PEREIRA, 2006.)
Na Ilha do Maranhão as colinas são da Formação Barreiras, com altitudes de 20 a 30 metros, elas ocorrem em nascentes de drenagens quando com baixa permeabilidade, são constituídas por fácies areno-argilosas. Colinas são restos de tabuleiros dissecados durante seu tempo geológico. Os Tabuleiros são da Formação Barreiras, alimentam as reservas de águas subterrâneas da ilha assim tendo alto potencial hidráulico e suas maiores altitudes são de 60 metros.
PONTA VERMELHA, SÃO JOSÉ DE RIBAMAR-MA
Fonte: ZEE (1999).
O polígono em coloração vermelha discrimina na referida imagem do ZEE (1999) solo exposto sujeito à erosão; percebe-se a partir de então que essas áreas estão sitiadas por áreas verdes. Essas áreas possivelmente referem-se a extração mineral (extração de laterita, barro, areia e etc.).
O polígono em coloração preta da supracitada imagem refere-se a processos de arenização próxima a nascente do afluente do canal do Panaquatira; possivelmente foco de extração ilegal de areia para diversos fins, principalmente construção civil.
Os referidos polígonos de coloração azul claro e verde discriminam o afluente do rio Panaquatira e sua respectiva mata ciliar ou vegetação ribeirinha; aparentemente bem preservados, exceto a faixa em coloração vermelha próximo a nascente do afluente do supracitado rio. O polígono descrito em coloração