Sensoriamento remoto
SENSORIAMENTO REMOTO
ATIVIDADE
INCONFIDENTES – MG
MAIO/2014
Instituto Federal Sul de Minas – Campus Inconfidentes
Curso: Superior em Gestão Ambiental
Disciplina: Sistemas de Informação Geográfica (SIG)
Período: 6º
Professor: M.Sc. Márcio Luiz da Silva
Acadêmicos: Luciana Ferreira Gonçalves RA: 2864.
Atividades
1. (Concurso Pesquisador IMB 2013 – Geoprocessamento). Observe a figura abaixo.
Sobre comprimento de onda eletromagnética e faixas espectrais utilizadas pelo sensoriamento remoto orbital, verifica-se que a faixa espectral do
a) infravermelho refletido (IV Refletido) recebe maior quantidade de energia do Sol, logo é a que apresenta a menor interferência atmosférica e, consequentemente, é a mais utilizada pelo sensoriamento remoto.
b) visível e infravermelho emitido (Termal) apresentam o Sol como fonte principal de energia, e, consequentemente, com menor interferência atmosférica.
c) visível recebe maior quantidade de energia do Sol, logo é a que apresenta a menor interferência atmosférica e, consequentemente, é a mais utilizada pelo sensoriamento remoto.
d) visível recebe muita interferência atmosférica e, consequentemente, é a menos empregada pelo sensoriamento remoto.
02. (Concurso Pesquisador IMB 2013 – Geoprocessamento). Sobre as interações espectrais da energia eletromagnética com a superfície da Terra, verifica-se que
a) irradiância e a reflectância se referem, respectivamente, à energia incidente do Sol e à energia refletida para a atmosfera/sensor.
b) a irradiância se refere à energia irradiada dos alvos para a atmosfera/sensor, enquanto a absortância se refere à absorção da energia solar por parte de alguns alvos na natureza.
c) irradiância e radiância são palavras sinônimas para indicar a irradiação solar sobre os alvos na superfície.
d) a transmitância se refere à energia transmitida pelo Sol para a superfície terrestre/sensor.
03. (Concurso