Sensores
Sensores são capazes de detectar a aproximação de objetos sem a necessidade de contato físico. Eles são , como se fossem , os braços nas industrias e muitas das vezes , substituem o ser humano, pois cumprem a sua função de maneira mais rápida, e com menos erros , assim aumentando a produção. Existem vários tipos de sensores , como sensores capacitivos, indutivos , mecânicos e etc , abaixo veremos a explicação de alguns , com seus respectivos princípios de funcionamento .
Sensores Capacitivos: São baseados , no principio da capacitância , a variação na capacitância é alterada com a aproximação de algum corpo , capacitância é o campo eletrostático causado pelo corpo , o sensor capacitivo pode ser usado com qualquer tipo de material.
Sensores Indutivos: Normalmente são usados com objetos metálicos , pois emitem com mais facilidade um campo eletromagnético , O sensor indutivo trabalha pelo princípio da indução eletromagnética. O sensor é constituído de um oscilador e uma bobina que quando estão juntos fazem um campo eletromagnético fraco , quando um objeto, normalmente de natureza metálica se aproxima do objeto , tem uma queda de tensão . O sensor repara a queda de tensão e responde mudando o estado do sensor.
Sensores mecânicos : O sensor mecânico , é o único que necessita de um contato , diferente do óptico , capacitivo, indutivo e etc. Um exemplo de sensor mecânico que nós usamos durante as nossas aulas, eh o interruptor. Eles podem ser usados , para abrir ou fechar um circuito , como é o exemplo do interruptor , ou para detectar a abertura ou fechamento de uma porta.
Lâmpadas fluorescentes: Elas possuem um par de eletrodo em cada extremo. O tubo da lâmpada é coberto com um material a base de fósforo e eletrodos em forma de filamentos nas suas extremidades, Sua função é pré-aquecer seu interior para reduzir a tensão elétrica necessária à ionização , assim economizando energia.
A lâmpada fluorescente tem muitas vantagens , ela economiza energia ,